mastectomia-revista-pilatesVocê sabia que o Pilates pode ser realizado por pacientes com câncer de mama?

Confira abaixo os resultado de um estudo realizado na Turquia em 2011 que abordou os efeitos dos exercícios de pilates , como uma nova abordagem , na capacidade funcional , fadiga, depressão e qualidade de vida  em mulheres que tinham sido tratados de câncer de mama.

Os pacientes participantes da pesquisa fora separados em 2 grupos:
– Grupo 1: realizava Pilates 3x por semana por 8 semanas e exercícios em casa
– Grupo 2: realizava apenas exercícios simples em casa.

Os indivíduos foram avaliados antes e após programa de reabilitação com alguns testes como: 6- min teste de caminhada (TC6) , sentar e alcançar modificado teste, Inventário Breve Fadiga ( BFI ), Índice de Depressão de Beck (BDI ) e da Organização Européia para Pesquisa e Tratamento do Qualidade Câncer da Vida C30 (EORTC QLQ- C30 ) e EORTC QLQ BR23 .

Após o programa de exercícios , as melhorias foram observadas no Grupo 1, que realizava Pilates (melhorias observadas no em teste de caminhada de 6 minutos , BDI , EORTC QLQ- C30 funcional e EORTC QLQ- C30 BR23 escores funcionais). Em contraste, nenhuma melhoria significativa foi observada no Grupo 2 (que fazia apenas exercícios simples em casa) após o programa de exercícios em qualquer um dos parâmetros de comparação com o período pré-exercício.

Os exercícios de Pilates são eficazes e seguros em pacientes com câncer de mama feminina.

Fonte: PubMed – PMID: 21224783 [PubMed – indexed for MEDLINE]
Physical Therapy and Rehabilitation Department, Faculty of Medicine, Ege University, Izmir, Turkey
Eyigor S, Karapolat H, Yesil H, Uslu R, Durmaz B. Efeitos de exercícios Pilates em capacidade funcional, flexibilidade, fadiga, depressão e qualidade de vida em pacientes de câncer de mama. Eur J Phys Rehabil Med. 2010 Dec;46(4):481-7.

Deixe um comentário