powerhouseVocê já ouviu falar na postura ou posição Pilates? Pé de Pilates? Powerhouse?

Imagine uma linha que vai de um ombro até o outro ombro e uma linha que vai de um lado do quadril até o outro. Como os ombros ficam bem em cima do quadril, isso forma uma caixa que chamamos de powerhouse, o core ou o centro de força.
É a partir dele que os exercícios do Método iniciam. Ele também é visto como um cinturão abraçando a coluna e dando suporte a ela.

 

A “Postura Pilates” ou “Pilates Stance” nada mais é do que  uma posição das pernas usada em muitos exercícios do Método. Essa posição facilita e potencializa a ativação dessa musculatura e ela é parecida com uma postura de ballet (first position) mas não tão extrema. Joseph passou a utilizá-la em função da anatomia dos pés (não em função do ballet).
Não é uma postura DO Pilates exclusivamente, mas sim uma posição que facilita a ativação do core.

 

 

Nessa postura as pernas ficam juntas, em linha reta, e levemente giradas para fora, unindo os calcanharepilates stances e afastando os dedos dos pés, formando um “V”(Pilates V). Os joelhos ficam estendidos, mas não demais, e o centro dos joelhos ficam alinhados com o segundo dedo do pé. O peso do corpo fica bem distribuído entre o dedão e o dedo mínimo do pé.

É uma posição poderosa! Para alcançá-la, não basta apenas unir calcanhares e afastar os dedos dos pés, mas é preciso ativar os músculos glúteos, os seis músculos do quadril, contrair o assoalho pélvico para cima, puxar os músculos abdominais para dentro e para cima, e mantenha as coxas juntas.

Fica mais difícil ativar o powerhouse e manter postura com as pernas afastadas ou transferindo o peso para uma das pernas. Tente ficar em pé com as pernas afastadas e contrair os glúteos e abdominais e depois tente fazer o mesmo na posição Pilates para sentir a diferença.

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Na parte de cima do corpo o peito fica aberto e o osso esterno (que fica no centro do peito) como que estivesse sendo puxado para cima. As escápulas para baixo e para o centro, como se você quisesse colocá-las no bolso de trás das calças. A parte de trás do pescoço fica esticado para cima, a cabeça em crescimento como se fosse um balão de gás hélio sempre querendo subir.

escapulaheadbaloon

 

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Gostou? Que tal praticar? A Vittalis Studio te espera 🙂

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