A escoliose é uma deformação morfológica bi ou tridimensional. Caracteriza-se por uma flexão lateral das vértebras no plano frontal, rotação no plano axial e em flexão ou extensão no plano sagital.
- Escoliose Não-estrutural ou Atitude escoliótica
O paciente nesse caso, apresenta sinais clínicos de uma escoliose verdadeira mas, sua curva é totalmente redutível quando deitado e em inclinação lateral, até mesmo nas radiografias.Escoliose Estrutural
Existe gibosidade na flexão anterior do tronco ocorrendo devido à presença de rotação nas vértebras. A deformidade em rotação altera o gradil costal e ocorre a protrusão do mesmo, na região posterior do tronco, no lado da convexidade.
- Curva em S e curva em C
A curva em S geralmente é uma curva torácica à direita e lombar à esquerda. Envolve uma curva principal e uma compensatória (na segunda imagem, a curva em S esta classificada como Curva Principal Dupla). A curva em C geralmente se estende no comprimento da coluna torácica e lombar. É geralmente descompensada.
- Classificação quanto à gravidade da curvatura
Escoliose Leve: curvatura menor de 20 graus
Escoliose Moderada: curvatura de 20 a 50 graus
Escoliose Grave: curvatura de 40 a 50 graus ou mais
Incia-se com exame físico medindo os MMII, realizando avaliação postural, teste de Adams(avaliar gibosidade), ângulo de tales. Verificar exames complementares, preferencialmente RX da coluna AP/P panorâmico e ortostático(esse último dará a angulação da curva). Para verificar o prognóstico o sinal de risser é visualizado no raio-x do quadril, em que irá mostrar o grau de ossificação da crista ilíaca, em que quanto menor o grau de ossificação maior o grau de crescimento do paciente.
Tratamento
Realizado de acordo com a angulação da curva e idade óssea.
No tratamento fisioterapêutico, pode ser utilizado diversas técnicas para manter ou reduzir o grau da escoliose, com RPG, Pilates, exercícios de fortalecimento e alongamento, pode-se utilizar bola suíça, rolos e principalmente dicas posturais para o paciente no seu dia a dia, para evitar o aumento dessas compensações.
O tratamento cirúrgico é realizado em curvas acima de 40 ° graus.