duvidas-frequentes

  • O que é Pilates?

Clique aqui e confira a matéria sobre assunto na íntegra

  • O que vestir para praticar?

Todo exercício precisa de roupas confortáveis e práticas, que não atrapalhem ou reduzam a sua mobilidade. O Pilates ele envolve muitos movimentos de todo o corpo, por isso pede roupas que te deem bastante flexibilidade. Um ponto importante na hora de escolher a roupa é que o seu instrutor precisa ver o seu corpo, e corrigir seus movimentos, a postura. Por isso, não use roupas muito largas. As roupas mais justas também evitam que você fique presa a algum equipamento, atrapalhando os movimentos, ou que mostre alguma parte do corpo que possa te deixar desconfortável. Uma calça legging e uma regata justa são roupas ideais para a aula. Para os homens, shorts e camiseta.  Lembre de prender os cabelos, para não atrapalhar nos exercícios, e tirar brincos, anéis e acessórios. Nos pés, o ideal é usar meias antiderrapantes, pois os aparelhos têm estruturas metálicas que podem escorregar se fizer com uma meia normal. Se preferir, pode fazer descalço também.

  • O que comer antes e após a prática?

O ideal é alimentar-se, no máximo, até meia hora antes, se a ingestão de alimentos não for exagerada, como no caso dos lanches. E duas horas antes, quando for uma das refeições principais. E atenção: exercitar-se de barriga vazia também é ruim, porque pode baixar o nível de açúcar no sangue, o que provoca mal-estar, tontura ou até desmaio.

ANTES

O ideal é comer pequenos lanches de pão com queijo, frutas ou sucos naturais, bolachas sem recheio, barrinhas de cereais ou frutas. Esses alimentos podem ser ingeridos até meia hora antes dos exercícios, pois são de baixo ou médio índice glicêmico – ou seja, contêm pouco carboidrato – e, por isso, não interferem muito no nível de açúcar do sangue. Fibras e nutrientes ricos em proteínas devem ser evitados, porque exigem um esforço muito maior para ser digeridos, o que aumenta a possibilidade de atrapalhar o rendimento do corpo durante as atividades.

APÓS

O melhor é priorizar alimentos ricos em carboidratos, para repor rapidamente a energia do organismo. Se quiser, recorra também a proteínas – que recuperam as fibras musculares destruídas pelo exercício –, vitaminas e minerais, que combatem os radicais livres (moléculas que aceleram o envelhecimento do organismo) gerados pela atividade física.

  • Pilates emagrece?

O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento. Mas para quem quer emagrecer, os especialistas recomendam combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação. A quantidade de calorias queimadas também vai depender do seu biotipo corporal e do nível de esforço que você faz. Atividades como o Pilates, que priorizam a qualidade dos movimentos, ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse. Além disso, praticar exercícios melhora a autoestimae estimula um estilo de vida saudável, coisas diretamente relacionadas com a perda de peso.

  • Quantas vezes por semana devo praticar?

Se você já pratica outro esporte ou qualquer atividade física é recomendado de 1a 2x por semana, mas se você é sedentário, de 2 a 3x por semana é o ideal. Você não precisa praticar todos os dias para obter resultados, variar exercícios de Pilates com atividades aeróbicas (como caminhada, dança ou futebol, por exemplo), são ótimas opções para se ter um corpo saudável e livre de dores.

  • Quanto tempo leva para ver o resultado?

Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage de maneira diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa. Mas em média, levando-se em consideração 2 aulas por semana, com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir do 1º mês. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros perceberão e com 30 sessões você terá um novo corpo.”- Joseph pilates

  • Pilates vai me deixar “musculoso(a)”?

Não. Os exercícios do Pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas, portanto ele atua melhor na DEFINIÇÃO da musculatura.

  • Homem pode praticar Pilates?

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  • Qual a diferença entre Pilates, Musculação e Treinamento Funcional?

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  • Qual a diferença entre Pilates e Yoga?

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  • Quem pode dar aulas de Pilates?

No começo quem dava aulas de Pilates eram, na grande maioria, bailarinos que nos Estados Unidos iniciaram com Joseph Pilates para tratar de lesões causadas pela profissão. Porém, no Brasil, o método foi abraçado pela Fisioterapia e Educação Física pois estes profissionais tem conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios, tanto se objetivo for fitness como para reabilitação.

  • Como saber se meu instrutor é certificado?

Assegure-se de que o seu instrutor de Pilates seja certificado neste Método através de uma escola e associação de qualidade. Existem muitos instrutores sem qualquer tipo de certificação, e muitos que frequentaram as formações, mas não passaram nas avaliações respectivas. Peça ao instrutor para ver o seu certificado e confira seu currículo no site do estúdio. O ideal é que seja certificado por uma escola reconhecida mundialmente e tenha um curso com no mínimo 450 horas de formação. No Brasil ele precisa ser graduado em Dança, Educação Física ou Fisioterapia. CLIQUE AQUI E SABIA MAIS

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