pilates autêntico

O Pilates, Método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, é hoje uma das atividades físicas mais amadas do Brasil, e conquistou até mesmo o exigente público da medicina, sendo hoje recomendado por muitos médicos para tratamento de diversas patologias.

Com o seu sucesso, diversas vertentes surgiram e novos tipos de “Pilates” foram criados para satisfazer um público que busca incrementar os exercícios. Essas vertentes normalmente utilizam os princípios do Método em exercícios de outras técnicas como treinamento funcional, circo, etc. Outras visam apenas criar novos desafios nos mesmos aparelhos, (muitas vezes colocando o aluno em situações de risco de lesão).
O risco de lesão normalmente ocorre com aqueles professores que aderem às novas formações ” express” de instrutores, que em um final de semana formam um professor para trabalhar. 

Mas enfim, o fato dessas novas técnicas usarem os princípios do Método não quer dizer que se trata daquele Pilates do Joseph, acontece que é mais fácil disseminar/vender um novo método com o nome “Pilates”, do que com outro nome, certo? Vale ressaltar que nenhum método está errado ou certo, mas cada um trabalha o corpo de uma forma diferente, e ter várias técnicas diferentes com o nome “Pilates” confunde as pessoas.

A pergunta é: como saber se estou praticando o autêntico Pilates? 

Se seu médico recomendou Pilates ou se você busca praticar o Pilates Verdadeiro e Original, aqui vão algumas dicas para ter certeza de que você está praticando o Método certo:


– busque saber sobre a formação dos instrutores do estúdio: onde ou com quem fizeram a formação, quantas horas teve a formação, se é fisioterapeuta ou educador físico. Muitas vezes essa informação está no site.

— Os cursos mais completos de formação de instrutores tem mais de 400 horas, pois o instrutor precisa não só aprender quais exercícios existem no repertório, mas também como ensinar com seguração e como executá-los. As escolas mais conhecidas no mundo são a Romana´s Pilates, The Pilates Studio e Power Pilates. Elas garantem a qualidade no ensino e respeitam o Método criado por Joseph


– valorize aquele instrutor que está sempre estudando e se capacitando.
— é fundamental estudar sempre para garantir o melhor atendimento.


– se o instrutor for certificado por uma das escolas acima tenha certeza de que ele conhece as origens do Método e trabalha prezando a segurança.

– questione.

Então quando for pesquisar um estúdio para praticar PILATES, pesquise mais do que só o preço da mensalidade 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s