Você sabia que no último dia 12 aconteceu em Porto Alegre um curso chamado Hack Your Brain? Pois é, foi ministrado pela Caroline Baldasso, uma gaúcha estudante de neurociência na Universidade de Pisa, na Itália. Ela defende o estudo do cérebro para aprimorar o autoconhecimento e entender melhor as pessoas e o mundo.

A proposta do workshop dela é repassar conteúdos que possam melhorar a qualidade de vida dos participantes, além de desvendar aspectos afetivos e debater as atitudes das pessoas. Ela afirma que rituais diários podem melhorar a qualidade de vida e que para ajudar no desempenho da mente, é preciso calibrar o funcionamento do cérebro.

Confira as 5 dicas para ter qualidade de vida:

MINDFULNESS

Você pode treinar o seu cérebro para estar mais concentrado no presente. Uma das formas é a partir da meditação. Apenas 10 minutos por dia já são suficientes para começar a causar mudanças físicas e reduzir o estresse, a preocupação, a falta de foco e problemas de relacionamento. O aplicativo para smartphone Head- space pode ajudar.

SILÊNCIO

O efeito do silêncio consciente e a livre escolha de passar um tempo razoável calado são benéficos para a saúde mental. Com um pouco de esforço e concentração, você vai conseguir prestar atenção, distinguir e conhecer os pensamentos e emoções que passam pela sua cabeça.

FICAR SOZINHO

Dedique uma parte do dia para fazer algo sozinho, não necessariamente isolado, mas sem depender de uma companhia. Cozinhar, escrever, ir ao cinema, fazer caminhadas e exercícios individuais que não exijam muito esforço físico são chances para aprender a se conhecer melhor, notando e valorizando sua singularidade. Se tiver a oportunidade, experimente viajar sozinho.

DORMIR

A eficiência durante o dia está muito relacionada com a qualidade do sono que você teve durante a noite. Não adianta ficar oito horas na cama; você precisa se preparar para ir deitar realmente relaxado e tranquilo para dormir bem. Tomar um chá descafeinado quente e não realizar nenhuma atividade que estimule o cérebro a trabalhar mais, como assistir a um filme, são dicas para garantir uma noite calma.

CRIE UMA ROTINA

Observe seus limites e crie hábitos diários que respeitem quem você é e o que deseja. Todos nós queremos ter fôlego para manter o foco em objetivos e tarefas. Dica de leitura: no livro Os Segredos dos Grandes Artistas, o autor Mason Currey investiga e expõe os hábitos diários de grandes mentes como Einstein, Freud e Mozart.

 

O PILATES também é ótimo para relaxar a mente e o corpo. Durante as aulas, procure focar no seu corpo, em como ele se movimenta e responde a cada estímulo. Tire um tempo para prestar atenção em você mesmo 😉

 

Fonte: Zero hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s