Se você já pratica Pilates, já devem ter lhe questionado (e se você ainda não pratica, certamente já teve essa dúvida): afinal, quais são os benefícios do método Pilates?
Para te ajudar a ter a resposta para essa pergunta na ponta da língua, separamos os 7 principais benefícios do Pilates 🙂
Uma breve pincelada sobre a história do Pilates
Joseph Pilates nasceu em 1883 na Alemanha e enfrentou diversos problemas de saúde na infância, como asma, raquitismo e febre reumática. Dedicou-se então a melhora de sua condição física praticando mergulho, esqui, ginástica e boxe. Chegou a tornar-se boxeador profissional e treinou a polícia civil inglesa como instrutor de defesa pessoal. Autoditada, Joseph Pilates aprofundou seus conhecimentos em anatomia, fisiologia e medicina tradicional chinesa e em 1926 abriu seu primeiro estúdio em Nova York para ensinar seu Método: a “contrologia”, hoje conhecida como “Método Pilates”.
>> Para conhecer toda a história do método Pilates, confira nosso post ou assista ao vídeo.
Definição e Princípios do Método Pilates
O Pilates, como bem define o criador do método, trata-se da arte de “desenvolver o corpo de maneira uniforme, corrigir a postura, estimular a vitalidade física, revigorar a mente e elevar o espírito”.
O Método Pilates tem seis princípios para a prática dos exercícios: Concentração, Controle, Precisão, Centro, Respiração e Fluidez. Confira a descrição de cada um dos princípios:
- Respiração – Pilates dizia que “respiração correta” seria a completa inalação e exalação do ar. Durante os exercícios ela sempre está sincronizada com a realização dos movimentos;
- Centralização – Joseph denominou powerhouse, o centro do corpo, região que compreende grupos específicos de músculos que formam a estrutura de suporte entre as áreas da cintura escapular e pélvica. Os exerícios do Método concentram-se em fortalecer esse centro visando estabilizar o tronco e proporcionar uma melhor postura e prevenir dores.
- Precisão – ela é fundamental para evitar lesões e para que isso ocorra a mente precisa estar alerta. Pilates dizia: “não muito, não muito pouco” referindo-se a fato de que o método faz uso de poucas repetições para uma execução perfeita.
- Controle – junto com a precisão, o controle busca a qualidade do movimento e prevenção de lesão. Por essa razão os exercícios tem padrão de movimento suave e harmônico sempre se concentrando no exercício proposto e aprimorando a coordenação motora
- Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;
- Fluidez – pode-se dizer que essa é a essência do Método. O movimento parte do centro e flui para as extremidades sem rigidez, nem muito rápidos nem muito lentos, mas com controle e suavidade.
A junção destes princípios para o desenvolvimentos dos exercícios de Pilates, tornam o método conhecido (e reconhecido!) pela capacidade de integrar corpo e mente. Os exercícios do Pilates contribuem para o fortalecimento muscular, postura e condicionamento físico, além de aliviarem a ansiedade e o estresse por conta da respiração, alongamento e relaxamento.
Vamos aos benefícios?
Os 7 principais benefícios do Pilates
1 | Fortalecimento da musculatura
Todos os exercícios de Pilates têm como objetivo fortalecer a musculatura do abdômen e melhorar a saúde dos músculos, que tornam-se mais alongados e tonificados. Os exercícios de Pilates são de baixo impacto e não exigem levantamento de peso como na musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos, portanto ele atua melhor na definição da musculatura.
2 | Estímulo à circulação
Os exercícios de Pilates também estimulam a circulação sanguínea. Por envolver diversas posições, o Método Pilates equilibra a irrigação de sangue por todo o corpo.
3 | Melhora no condicionamento físico e mental
O conceito de condicionamento físico está relacionado à aptidão física, ou seja, à forma como coração, músculos, vasos sanguíneos e pulmões resistem quando expostos à alguma atividade – de qualquer natureza, seja ela diária ou ocasional.
Resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão são as 10 capacidades físicas elencadas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício. Quanto melhor um indivíduo apresenta tais capacidades, mais condicionamento físico terá.
Notou alguma semelhança entre as capacidades e os princípios do Pilates? Pois é, quando desempenhados adequadamente, os exercícios de Pilates contribuem para a melhora do condicionamento físico e mental dos adeptos ao método.
A concentração, por exemplo, proporciona resultados melhores na execução e na qualidade do exercício desempenhado. A centralização, ou seja, a contração do centro de força (power house), além de fortalecer os músculos, protege de lesões.
A respiração, por sua vez, permite que músculos sejam bem ‘alimentados’ pelo oxigênio, enquanto que a fluidez trabalha a qualidade do movimento com economia de energia e menor risco de lesão. Por fim, a precisão e o controle garantem a eficiência na execução das atividades.
4 | Flexibilidade e o alongamento
Músculos tensos causam dores e é para aliviar a tensão e aumentar a flexibilidade que o alongamento é tão importante! Além de ser uma preparação para exercícios físicos, o alongamento também melhora a circulação sanguínea, ajuda a prevenir lesões e a desenvolver consciência corporal.
No Pilates, os movimentos realizados enfatizam a região da coluna vertebral e, por este motivo, garantem uma melhora na postura e flexibilidade, além de proporcionarem relaxamento físico e emocional.
Além disso, como os exercícios do Pilates requerem respiração lenta e profunda, contribuem para a redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e, consequentemente, para o aumento da sensação de bem-estar.
5 | Melhora na postura
A proposta do Pilates é utilizar apenas o peso do próprio corpo e cargas moderadas (molas) para alcançar o equilíbrio, o fortalecimento e o alongamento de toda musculatura, sem sobrecargas nas articulações e sem exaustão.
O alinhamento corporal é trabalhado nos exercícios do Pilates com o objetivo de proporcionar equilíbrio entre músculos e ossos. Este equilíbrio nada mais é do que a proteção das estruturas de suporte do corpo que visa diminuir os riscos de lesões, dores e melhorar a aparência física.
6 | Melhora nos níveis de consciência corporal e coordenação motora
Vamos resgatar os princípios do Pilates mais uma vez? Para realizar os exercícios propostos no método, os praticantes precisam estar concentrados (princípio da concentração) para garantir o bom desenvolvimento dos exercícios, centralizar sua força (pelve neutra e costelas ‘fechadas’), respirar lenta e profundamente, garantir a fluidez dos movimentos e realizá-los com precisão e controle. UFA! Explicada a parte da coordenação motora, não é? 🙂
7 | Prevenção de lesões e alívio de dores crônicas e estresse
Toda a atividade física tende a aliviar a tensão, ansiedade e estresse. No Pilates, a combinação entre respiração, alongamento e relaxamento favorece o controle emocional e alivia consideravelmente o estresse e a ansiedade.
Segundo Joseph Pilates, os benefícios do método Pilates só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios. E aí, qual deles atende melhor suas necessidades? Venha fazer uma aula experimental com nossos profissionais – além da avaliação, você ainda conhece tudo sobre o método! Agende já sua aula 🙂
e-mail: contato@vittalistudio.com.br
telefone: (51) 3239-6491
Estamos te esperando!
Referências
http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14312-conheca-nove-beneficios-do-pilates/8
http://blogpilates.com.br/12-beneficios-do-pilates/
http://www.pilatesfisios.it/ricerche%20pdf/BENEFICIOS%20DO%20METODO%20PILATES.pdf
http://blogpilates.com.br/como-trabalhar-o-condicionamento-fisico-no-pilates/
http://www.personare.com.br/pilates-e-a-reabilitacao-da-postura-m2119
http://blogpilates.com.br/pilates-no-combate-ao-estresse-e-ansiedade/
PANELLI, Cecilia, MARCO, Ademir de. Método Pilates de condicionamento do corpo: um programa para toda a vida. 3.ed. São Paulo: Phorte, 2016.
COMUNELLO, Joseli Franceschet. Benefícios do Método Pilates e sua aplicação na reabilitação. Instituto Salus, maio-junho 2011