Pilates ou Yoga: Qual é a Diferença?

Sim, Pilates e Yoga são coisas diferentes e é normal gerar confusão, pois possuem algumas semelhanças. Ambos são praticados de pés descalços, com roupas leves e proporcionam benefícios não só para o corpo, como também para a mente.

Para esclarecer a dúvida, reunimos os benefícios, indicações e contra-indicações para a prática das atividades de Pilates e Yoga. Vamos lá!

O Pilates

O Pilates, método que leva o nome do seu criador Joseph Pilates, de acordo com o próprio, tem como objetivo “desenvolver o corpo de maneira uniforme, corrigir a postura, estimular a vitalidade física, revigorar a mente e elevar o espírito”.

Unindo técnicas de respiração, flexibilidade e força, o Método Pilates reúne 6 princípios: Concentração, Controle, Precisão, Centralização, Respiração e Fluidez. Com exercícios realizados no solo e aparelhos (como Reformer, Cadillac etc) que utilizam apenas o peso do próprio corpo e cargas moderadas com molas, o Pilates contribui para o fortalecimento muscular, postura, condicionamento físico e também diminui a ansiedade e o estresse.

Para quem o Pilates é indicado?

Lynne Robinson, co-fundadora do estúdio britânico Body Control Pilates, explica que as pessoas mais indicadas para a prática do Pilates são aquelas que buscam treinos estruturados, afinal a técnica requer DISCIPLINA!

Os benefícios dos exercícios do Pilates, ainda segundo a especialista, dependem do compromisso e da prática regular para que sejam observados. São exercícios mais controlados que envolvem pouca repetição, pois focam na qualidade da execução.

A principal diferença é a de que o Pilates não trabalha apenas no solo, mas incorpora o trabalho em aparelhos. E a ênfase dos exercícios é fortalecer os músculos abdominais, melhorar a postura, estabilizar e alongar a coluna, melhorar o equilíbrio e a força global.

O Pilates possui alguma contra-indicação?

Pessoas com hipertensão arterial sem controle, quadro inflamatório em fase aguda e gestantes de risco devem consultar e ter o consentimento de um médico para praticar Pilates.

Gestantes, idosos e pessoas com problemas de coluna, por exemplo, podem sim fazer Pilates, desde que sejam acompanhadas e tenham alguns cuidados especiais. Por este motivo, é sempre importante procurar por estúdios de Pilates com profissionais certificados e fazer uma avaliação antes de iniciar as aulas.

Atenção! Independente da existência e/ou conhecimento de algum problema médico, é de extrema importância realizar uma avaliação inicial. Nesta avaliação, o instrutor será capaz de mapear suas condições atuais para direcionar seus exercícios e acompanhar sua evolução – até mesmo em parceria com seu médico, se necessário.

Lembra sobre o que falamos de disciplina, compromisso e prática regular dos exercícios? Este é um recado importante para aqueles que buscam soluções e mudanças rápidas no corpo, afinal o Pilates é um processo evolutivo que depende da execução dos exercícios com fidelidade aos princípios.

O Yoga

O Yoga, assim como o Pilates, combina posturas corporais e exercícios respiratórios – a principal diferença está na junção destes exercícios com técnicas de meditação e relaxamento. Equilíbrio, flexibilidade, alívio do estresse e alongamento da coluna são alguns dos benefícios do Yoga.

Louise Hutchings, professora britânica de yoga e diretora da academia Champneys, comenta que o Yoga possui diversas variações – algumas envolvem até mesmo exercícios de canto. A especialista também alerta que para escolher a mais indicada, o ideal é conhecer estilos e professores diferentes antes de se submeter à prática regular.

Para quem o Yoga é indicado?

Como Louise Hutchings mencionou, a indicação depende do objetivo de cada pessoa. Para esclarecer, a especialista citou algumas das variações e suas indicações, confira:

  • Ashtanga Vinyasa Yoga: ideal para quem deseja se concentrar em força e resistência, bem como trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio.
  • Yin Yoga: concentra-se em acalmar o corpo e a mente, mexendo com os músculos que aliviam a tensão. Por isso, é boa para iniciantes que querem conhecer as posturas lentamente.
  • Bikram Yoga: recomendado para quem quer desintoxicar e adora suar! É perfeito para os tipos atléticos, que querem se aprofundar em posturas.

O Yoga possui alguma contra-indicação?

Pessoas com lesões na coluna, osteoporose, osteoartrite devem evitar os tipos de Yoga mais dinâmicos. Aqueles que possuem algum tipo de restrição médica, devem conversar com um profissional e um médico para descobrir qual modalidade é a mais adequada.

Louise indica a Yoga terapêutica para quem possui algum tipo de lesão, pois a técnica é uma “excelente maneira de fortalecer, melhorar a flexibilidade, acalmar e energizar.”

Resumindo as principais diferenças entre Pilates e Yoga

O Canal Pilates reuniu as principais diferenças entre as duas atividades. Assim fica fácil entender qual é a mais apropriada para você!

  • O Pilates possui movimentos que são praticados deitado, sentado e de joelhos, enquanto que o Yoga possui mais exercícios de pé.
  • O Pilates permite trabalhar partes específicas do corpo por meio dos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates (claro que nunca esquecendo do corpo como um todo), enquanto o Yoga trabalha o corpo por inteiro.
  • No Pilates, os movimentos podem ser de isometria ou não, segundo ritmos próprios de cada série, enquanto o Yoga tradicional (Hatha Yoga) tende a ser mais sereno, de modo que as aulas não são muito ritmadas.
  • Os movimentos do Pilates são muitas vezes realizados com base na resistência, de modo que o abdômen é contraído para dar suporte à coluna. Assim, a respiração fica totalmente concentrada na caixa torácica, de forma que tanto o peito quanto as partes laterais e das costas da caixa torácica expandem durante a inalação, mas o mesmo não acontece com a cintura. Desse modo, a respiração no Pilates visa ao fornecimento de energia para que os músculos consigam se exercitar.  Por outro lado, a respiração Yoga é concentrada na expansão da cavidade abdominal e muitas vezes é chamada de “respiração abdominal” e seu foco principal é alcançar o relaxamento.
  • Um treino de Pilates mat (solo) queima mais calorias do que uma aula de Hatha Yoga. Isso graças ao ritmo mais acelerado e o uso de resistência.
  • As duas modalidades ajudam na tonificação de músculos abdominais, porém o Pilates pode propiciar mais resultados já que seus exercícios são mais intensos.
  • O Pilates ajuda a relaxar músculos tensos, ao mesmo tempo em que propicia o fortalecimento. Já a Yoga é ideal para melhorar a flexibilidade das articulações.

Então, ficou mais claro para você qual é a diferença entre Pilates e Yoga? Nossa sugestão é que você converse com um profissional e faça uma aula experimental para descobrir o que mais te atrai e atende suas necessidades.

Aqui na Vittalis, você pode ligar ou mandar e-mail para agendar sua avaliação e uma aula experimental de Pilates! Vamos adorar te receber 🙂

Anota aí: nosso e-mail é o contato@vittalistudio.com.br e o telefone é o (51) 3239-6491.

Referências:

http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/09/yoga-x-pilates-qual-e-melhor-escolha.html

http://m.mdemulher.abril.com.br/fitness/claudia/pilates-ou-ioga-descubra-qual-a-atividade-mais-indicada-para-voce

http://revistapilates.com.br/2007/11/23/qual-a-diferenca-entre-pilates-e-yoga/

http://www.canalpilates.com.br/pilates-x-yoga-quais-os-beneficios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s