Você entende a importância da Respiração?
Joseph Pilates ressaltava muito isso, inclusive escreveu em seu livro algumas frases que ficaram marcadas, como:
“A Respiração é o primeiro ato da vida, e também o último. Nossa vida depende mesmo dela.”
“Incansável e conscientemente, pratique a Respiração até que a arte de respirar corretamente se torne habitual, automática e subconsciente.”
No Método desenvolvido por Joseph é possível trabalhar todo o ciclo respiratório pois há exercícios que dão ênfase à inspiração (propiciando relaxamento da musculatura do pescoço e dos ombros, uma melhor centralização e organização postural), outros exercícios permitem a permanência do ar nos pulmões por alguns segundos (apneia, para que haja maior tempo para a distribuição do ar dentro dos alvéolos melhorando a troca gasosa) e outros dão foco à expiração completa (melhorando a força dos músculos abdominais e contribuindo para estabilização da coluna lombar durante a realização dos exercícios, contribuindo para um melhor alongamento da coluna e melhora da postura).
Como os exercícios são realizados em diferentes posições (em pé, deitado de barriga para cima, de lado, de barriga para baixo, sentado, ajoelhado…), eles melhoram a distribuição do ar pelos pulmões e contribuem para melhora da circulação sanguínea, o que é necessário para uma adequada troca gasosa adequada e oxigenação
Numa respiração normal, é possível inspirar até aproximadamente 5 litros de ar (capacidade pulmonar total), mas apenas meio litro é renovado em cada respiração tranquila, de repouso (volume corrente). Se no final de uma inspiração forçada, executarmos uma expiração forçada, conseguiremos retirar dos pulmões uma quantidade de aproximadamente 4 litros de ar ( capacidade vital), mas mesmo assim vai restar nas vias aéreas cerca de 1 litro de ar (volume residual), ou seja, nunca se consegue encher os pulmões com ar completamente renovado, mas indivíduos com músculos expiratórios treinados conseguem aumentar essa renovação.
Você sabia que o Joseph criou um equipamento para treinar a respiração? O nome dele é Breath-a-cizer e ele visa a prática da respiração adequada ensinando como acionar o diafragma e controlar a respiração para que seus pulmões aprendam a esvaziar completamente.
Se você perguntasse “como devo respirar”, Joseph sempre dizia, “Ponha todo o ar para fora.” Ao expulsar completamente todo o ar viciado, seus pulmões expandirão ainda mais na próxima inalação e esta ação terá muitos benefícios, incluindo aumento da capacidade pulmonar.
Colocar todo o ar para fora é a chave para expulsar poluentes e reabrir alvéolos não utilizados nos pulmões. A ação do Breath-a-Cizer também pode ensinar a posição correta para a cabeça e ombros quando no solo. Se você não tem um Breath-a-cizer você pode substitui-lo por um catavento de brinquedo 😉
Quer ver como funciona o equipamento? Clique no link para ver ALISA WYATT ensinando como usar o Breath-A-Cizer
Gostou do texto? Então curte e compartilha J