Nós sabemos o quanto é importante praticar atividade física com orientação de um profissional capacitado.

Com o Pilates não é diferente, nessa área é extremamente importante que o profissional seja capacitado já que o Método é uma atividade de condicionamento físico e também é muito utilizado na reabilitação de inúmeras patologias e vem sendo cada vez mais recomendado por médicos.

Na maior parte do mundo basta fazer uma certificação em Pilates para se tornar instrutor, não é preciso ter qualquer graduação universitária.

No Brasil o uso do Método Pilates por profissionais regulamentados está devidamente amparado e reconhecido apenas para as profissões de  Fisioterapia e Educação Física. Nós acreditamos que o que realmente faz a diferença não é a graduação universitária do instrutor e sim a Formação específica em Pilates que ele realizou. É isso que determina se um instrutor é qualificado ou não para conduzir aulas de Pilates. Somente em caso de lesão pensamos que o Intrutor graduado em Fisioterapia é o mais indicado.

Ha ainda os profissionais da Dança que vem sendo alvo de muitas criticas no nosso país no que diz respeito a poder ou não poder se tornar instrutor de Pilates. Achamos injusto pois como a maioria sabe, Joseph Pilates não tinha formação superior e o seu Método foi disseminado pelos seus Discípulos, que eram bailarinos, assim como Romana Kryzanowska. Acreditamos que se o profissional dessa área realizou um curso de formação em Pilates adequado, ele está apto para atuar como instrutor.

Bom, como a área do Pilates não tem uma entidade ou associação que regulamente e fiscalize os cursos de formação, é responsabilidade do cliente pesquisar estúdios e instrutores capacitados para ministrar essas aulas.

Aí você se pergunta, como posso obter essa informação? Bom, você pode procurar o currículo dele ou simplesmente perguntar. A informação mais importante que você precisa saber é a carga horária do curso e a escola frequentada, depois fica fácil pesquisar se está adequada.

É importante você saber que existem escolas que formam instrutores para trabalhar só com Pilates solo, outras só com aparelhos, outras com aparelhos e solo. Com relação ao nível de dificuldade dos exercícios existem escolas que formam instrutores para trabalhar só com nível básico, outras nível básico e intermediário, outras para todos os níveis, do básico até o super-avançado. Isso é muito importante uma vez que seu corpo pode precisar de novos desafios para ser estimulado e portanto o intrutor precisa estar preparado para te auxiliar.

Os melhores cursos de formação completa, que formam instrutores para trabalhar com o Método no solo e aparelhos nos níveis básico, intermediário e avançado tem duração de mais de 500 horas pois o instrutor precisa não só aprender quais exercícios existem no repertório, mas também como executá-los e como ensinar com segurança. Se tratando de Pilates Original, as escolas mais conhecidas no mundo são a Romana´s Pilates, The Pilates Studio,Power Pilates e Vintage Pilates. Elas garantem a qualidade no ensino e respeitam o Método criado por Joseph.

Em resumo, o Instrutor de Pilates Qualificado:

  • Tem graduação universitária em fisioterapia, educação física ou dança (no Brasil)
  • Fez um curso de formação com carga horária maior que 500 horas com exercícios de nível básico, intermediária e avançado;
  • Realiza capacitação constante na área de Pilates;
  • Pratica o Método Pilates;
  • Conduz a aula com entusiasmo, ensinando, corrigindo e desafiando o aluno.

 

 

Escolha bem o seu instrutor, conte conosco se precisar de ajuda!

RESOLUÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS: Resolução 386, de 2011, publicada pelo Coffito
RESOLUÇÃO PARA EDUCADORES FÍSICO: Resolução nº 201/2010, publicada pelo Confef
SOBRE O PROFISSIONAL DA DANÇA: http://beta.idanca.net/profissionais-da-danca-comemoram-mais-uma-conquista/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s