Você concorda que paciência é algo raro e que o ser humano sempre quis tudo para agora? Pois é, a cultura do imediatismo mudou a forma como nos relacionamos com muita coisa e com o exercício físico é a mesma coisa. Quando finalmente nos decidimos a praticar uma atividade física parece que queremos ver os resultados no dia seguinte né? Bom, isso vai depender de diversos fator, mas principalmente do que você está esperando que o exercício te proporcione.

1 |Quais os benefícios que o Pilates proporciona?

Vamos citar 7 e você pode ler mais sobre cada no post Afinal, quais são os benefícios do Pilates? Separamos os 7 principais benefícios do método para você
Você também pode ver como o Método ajuda em diversos casos específicos acessando os links que deixamos no final desse artigo 😉

Fortalecimento Muscular
Estimula circulação
Melhora condicionamento físico e mental
Melhora Flexibilidade e Alongamento
Melhora Postura
Melhora consciência corporal e coordenação motora
Previne lesões e melhora dores crônicas e estresse

 

2 |Quantas vezes por semana devo praticar?

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros perceberão e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

Essa frase de Joseph Pilates ficou famosa, mas será que é verdade? Bom se a pessoa frequenta aulas de Pilates com 50 minutos de duração 2x por semana (100 minutos por semana) ela está bem perto do que a OMS e o American College of Sports Medicine (ACSM) recomendam, que é de 150 minutos semanais (OMS) ou 30 minutos ou mais de atividade moderada pelo menos 5 dias por semana (ACSM).

Claro que praticar 5x por semana seria ótimo para seu corpo, mas se você não tem tempo e só pode fazer exercício uma ou duas vezes por semana, não desanime. É melhor fazer alguma atividade do que ficar completamente sedentário. Aos poucos você pode tentar organizar melhor seu tempo e suas prioridades.

3 |Quanto tempo para ver o resultado?

Se você busca melhora do bem estar, alívio do estresse, melhora da concentração, isso, poder ser realmente imediato, você sai da aula de Pilates se sentindo muito bem nesses quesitos. Mas se você busca aumento de força, diminuição de medidas ou melhora de algum quadro de dor, bom, isso pode precisar de mais tempo. Quanto tempo? isso depende muito da intensidade do treino, da frequência semanal das aulas e do tipo de corpo da pessoa. Mas praticando o Método Pilates Original com regularidade você vai alcançar os objetivo com certeza 🙂

Para os resultados aparecerem mais rápido, pratique mais vezes por semana de forma regular e quando você estiver pronto, seu instrutor pode desafiar seu corpo com exercícios mais avançados. Mas mesmo assim, o corpo de cada pessoas é diferente e tem seu ritmo e tempo.

Separamos dois estudos que mostram os efeitos do método em determinado período, veja a seguir:

Existe um estudo que foi realizado em 2011 que investigou  os efeitos de 8 semanas de  pilates  de solo na  massa corporal, circunferência da cintura,  relação cintura quadril  e flexibilidade em mulheres sedentárias obesas e comprovou uma redução significativa de peso, índice de massa corporal, relação cintura-quadril, percentual de gordura, e aumento da massa corporal magra, taxa metabólica basal, e flexibilidade
(veja mais aqui: Efeitos do Pilates na composição corporal e dor – evidências científicas )

Outro estudo investigou a eficácia da algumas sessões semanais de pilates para ajudar a reduzir a dor lombar. Um grupo realizou 1 hora de pilates, 5 vezes por semana , durante os 6 meses e o outro grupo não mudou sua rotina. O grupo que praticou Pilates melhorou  dor, incapacidade física e psicológica e percepção de saúde.
(veja mais aqui: Efeitos do Pilates na composição corporal e dor – evidências científicas )

 

Segundo Joseph Pilates, os benefícios do método Pilates só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios. E aí, pronto para alcançar seus objetivos? Venha fazer uma aula experimental para conhecer tudo sobre o método!
Agende já sua aula  🙂

e-mail: contato@vittalistudio.com.br
telefone: (51) 3239-6491

Estamos te esperando!

 

Quer mais razões para escolher  Pilates como atividade física?
Acesse os links a seguir:

Por que Escolher o Pilates

Afinal, quais são os benefícios do Pilates? Separamos os 7 principais benefícios do método para você

5 motivos para homens praticarem pilates

Homens aderem ao Pilates para fortalecer abdomem

PILATES PARA TENISTAS

Pilates e asma

Pilates para terceira idade. Conheça os benefícios

Método Pilates e seus efeitos na Lombalgia

Pilates na Gestação

Efeitos do Pilates na composição corporal e dor – evidências científicas

Pilates na Espondilolistese

Pilates e hipertensão combinam

Pilates no câncer de mama

Corrida e Pilates, dupla imbatível!

Pilates: aliado dos diabéticos

Pilates modificado para pessoas com osteoporose

Pilates no tratamento da Hérnia de Disco

 

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