images

A dúvida de hoje é: idoso pode praticar Pilates? E a resposta é CLARO QUE SIM!

Na imagem ao lado vemos Joseph Pilates com 57 e com 82 anos. Joseph Pilates (faleceu com 84 anos) e Romana Kryzanowska (faleceu com 90 anos), praticaram Pilates e mantiveram-se em movimento até o fim da vida, e devem servir de inspiração para todos! Mantenham-se em movimento!

A expectativa de vida está aumentando graças aos avanços da medicina e levar a vida de forma independente sendo capaz de realizar suas tarefas básicas da vida diária é um aspecto fundamental para manutenção da qualidade de vida dos idosos. Mas para isso é importante que o idoso mantenha sua aptidão física. A prática de atividade física é a melhor forma de manter a autonomia e qualidade de vida. Mas grave bem essa palavra: MANTENHA. Mantenha sua aptidão física, conquistá-la quando já estiver idoso será muito mais difícil! Mantenha-se em movimento enquanto é jovem, previna-se e garanta uma vida longa com qualidade e saúde.

Diversos estudos apontam os benefícios da inclusão de atividades físicas de resistência muscular e aeróbicas na rotina dos idosos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), indivíduos idosos devem fazer atividades de força muscular (duas vezes por semana ou mais que envolva a maioria dos grupos musculares) e aeróbicas (pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa ou uma combinação dessas duas, por semana), com o objetivo de reduzir o risco de mortalidade por todas as causas, doenças coronarianas, infarto, hipertensão e diabetes tipo 2.

O Método Pilates pode trazer inúmeros benefícios para os idosos praticantes, como melhora da postura, da flexibilidade, mobilidade e alongamento, melhora da força e equilíbrio, melhora da funcionalidade (como para se vestir, sentar e deitar) e se combinado com exercícios aeróbicos também pode auxiliar na redução nas dobras cutâneas, além de evitar a perda de massa magra.

Tem mais alguma dúvida? Escreve pra gente!
E venha Praticar Pilates na Vittalis

Fonte:

ENGERS, Patrícia Becker, ROMBALDI, Airton José, et all. Efeitos da prática do método Pilates em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Reumatologia, 2016; 56(4):352–365

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s