Dia 27 de Setembro é o Dia Nacional do Idoso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. 

A OMS considera um país envelhecido quando 14% da sua população possui mais de 65 anos. Na França, por exemplo, este processo levou 115 anos. Na Suécia, 85. No Brasil, levará pouco mais de duas décadas, sendo considerado um país velho em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais.

A população idosa tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. Segundo a pesquisa, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. A estimativa é de que a partir de 2047 a população vai parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional.

Como a expectativa de vida está aumentando, levar a vida de forma independente sendo capaz de realizar suas tarefas básicas da vida diária é um aspecto fundamental para manutenção da qualidade de vida dos idosos. Mas para isso é importante que o idoso mantenha sua aptidão física. A prática de atividade física é a melhor forma de manter a autonomia e qualidade de vida. Mas grave bem essa palavra: MANTENHA. Mantenha sua aptidão física, conquistá-la quando já estiver idoso será muito mais difícil! Mantenha-se em movimento enquanto é jovem, previna-se e garanta uma vida longa com qualidade e saúde.

Diversos estudos apontam os benefícios da inclusão de atividades físicas de resistência muscular e aeróbicas na rotina dos idosos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), indivíduos idosos devem fazer atividades de força muscular (duas vezes por semana ou mais que envolva a maioria dos grupos musculares) e aeróbicas (pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa ou uma combinação dessas duas, por semana), com o objetivo de reduzir o risco de mortalidade por todas as causas, doenças coronarianas, infarto, hipertensão e diabetes tipo 2.

O Método Pilates pode trazer inúmeros benefícios para os idosos praticantes, como melhora da postura, da flexibilidade, mobilidade e alongamento, melhora da força e equilíbrio, melhora da funcionalidade (como para se vestir, sentar e deitar) e se combinado com exercícios aeróbicos também pode auxiliar na redução nas dobras cutâneas, além de evitar a perda de massa magra. 

Veja alguns benefícios que o Pilates na terceira idade oferece:
– aumento da flexibilidade muscular
– melhora da mobilidade das articulações
– melhora do equilíbrio e coordenação motora
– aumento da consciência corporal e postural
– fortalecimento muscular
– melhora da capacidade respiratória e concentração

Todos esses fatores contribuem para a melhora da qualidade de vida, diminuem os riscos de quedas e suas consequências, aliviam as dores articulares e aumentam a autoestima do idoso.

Mas fique atento, quando se fala em atividade física na terceira idade, alguns cuidados devem estar sempre em mente e fazer o exercício de forma segura torna-se prioridade. Então pratique sempre com orientação de um profissional qualificado.

E venha Praticar Pilates na Vittalis!

 

 

Fonte:

https://sbgg.org.br/oms-divulga-metas-para-2019-desafios-impactam-a-vida-de-idosos/

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24036-idosos-indicam-caminhos-para-uma-melhor-idade

https://wordpress.com/post/vittalistudio.wordpress.com/196

https://wordpress.com/post/vittalistudio.wordpress.com/6273

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