Muitas pessoas ainda se perguntam o que exatamente é o Pilates, como funciona… então não deixe de conferir essa matéria!
O Método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, no início da década de 1920. O método utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
Tem como base um conceito denominado de contrologia (contrology). Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.
Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, O método Pilates utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
O método tem diversas influências, uma abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração. Essa mistura resultou no método Pilates, que hoje traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.
Diversos públicos podem se beneficiar dessa prática. Homens, mulheres, idosos, gestantes e até mesmo pessoas com lombalgias e indicações médicas por outras patologias, uma vez que os exercícios tem pouco impacto e são realizados de forma lenta e controlada.