Você sabia que a Viviane Vales vai estar em Porto Alegre dia 8 de julho para ministrar um workshop sobre Pilates na Escoliose e outro sobre acrobáticos no cadillac? As informações e inscrições podem ser conferidas no site da Vittalis 😉

Veja abaixo o texto que ela escreveu pra gente 😉

Quando se fala em Método Pilates logo se pensa em melhora da postura. É por isso que muitos clientes com o diagnóstico de Escoliose procuram os estúdios de Pilates como forma de tratamento ou alívio de desconfortos posturais.

A escoliose é uma deformação morfológica bi ou tridimensional. Caracteriza-se por uma flexão lateral das vértebras no plano frontal, rotação no plano axial e em flexão ou extensão no plano sagital. Ela pode ser estrutural ou não, pode ter curva em C ou S e a sua gravidade se dá pelo grau da curvatura, como leve, moderado ou grave. Esse desvio pode ser congênito, pode se desenvolver durante a infância e adolescência ou ser adquirido em função de hábitos do cotidiano, como maus hábitos posturais ou através de alguma patologia na coluna que permita o desenvolvimento da Escoliose.

Falaremos aqui sobre uma das abordagens aplicada ao caso de Escoliose Idiopática, ou seja, sem causa conhecida e que acomete cerca de 80% dos casos, e usaremos a respiração como base de tratamento. A respiração é um excelente instrumento de facilitação da abertura do lado côncavo. Através da forma como aplicamos a respiração podemos, por exemplo, facilitar a biomecânica de um movimento e maximizar a liberação das fáscias musculares superficiais. A respiração também é responsável por relaxar o corpo e ativar o centro de forças do Pilates estabilizar a coluna, oxigenar os músculos e contribuir para a postura correta, diminuindo a ansiedade, dando mais disposição e melhorando o rendimento durante a atividade.

O Método Pilates para Escoliose é recomendado no tratamento e prevenção das dores e problemas, pois oferece eficácia no tratamento e prevenção das somado ao prazer e satisfação da aula de Pilates.
No entanto é necessário que o profissional de Pilates passe por alguns passos pré-aula, como avaliação e recomendação, além de preparar um cronograma com exercícios selecionados exclusivamente para o caso de cada cliente.
A respiração entra nesse quesito como parcela importante do tratamento, portanto, se necessário, passe treinamentos específicos de respiração para que o aluno entenda e absorva a técnica.
A respiração é, sem dúvidas, a chave para chegar no resultado obtido. Com ela podemos trabalhar inúmeras facetas do corpo e da mente, inclusive tratar a Escoliose.
Por isso é muito importante realizar uma boa avaliação postural dinâmica, para identificar qual o lado da concavidade direcionar a respiração corretamente.

Viviane Vales 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s